sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Bolo Rei

Em uma mesa portuguesa de final de ano o Bolo Rei sempre se faz  presente. O anel de frutos secos e cristalizados é uma receita originalmente francesa para comemorar a chegada do Ano Novo e o dia de Reis. Foi trazido de Paris pelo filho do fundador da Confeitaria Nacional, Baltasar Castanheira Júnior, no século XIX.

Até hoje a casa mais famosa na confecção deste maravilhoso bolo é a Pastelaria da Praça da Figueira, em Lisboa.

Na cidade do Porto a dica é comprar na Minhotinha na Foz Nova  e em frente ao Jardim Passeio Alegre no Augusto Leite.

No Brasil muitas confeitarias também costumam tê-lo a venda na época de final de ano.

Lembrando que faz parte da tradição ter dentro do bolo um brinde e uma fava. O brinde é um presente de sorte e quem encontrar a fava no ano seguinte paga o Bolo Rei. 

A maior parte das casas fazem tamanho mistério a respeito da receita que acabam por transformá-la em uma verdadeira fórmula secreta.

Mas, conseguimos com o mesmo mistério desvendar a fórmula secreta para que possa fazer na sua casa!


Ingredientes:

750 g de farinha;
 30 g de fermento de padeiro;
150 g de manteiga ou de margarina;
150 g de açúcar;
150 g de frutas cristalizadas;
150 g de frutos secos (pinhões, nozes, passas, etc.);
4 ovos;
 1 limão;
1 laranja;
1 dl de vinho do Porto;
1 colher de sobremesa (rasa) de sal grosso.

Preparo:

Pique as frutas cristalizadas e coloque a macerar em Vinho do Porto, juntamente com as frutas secas. Dissolva o fermento em 1 dl de água tépida e junte a 1 xícara de farinha. Misture e deixe crescer em ambiente morno, cerca de 15 minutos.


Bata a manteiga ou margarina, o açúcar e a raspa das cascas do limão e da laranja. Junte os ovos, um a um, siga batendo enquanto são colocados e depois o fermento. Quando tudo estiver bem ligado, coloque o resto da farinha peneirada com o sal. Sove muito bem a massa até ficar bem macia e elástica. Se estiver muito dura junte um pouco de leite tépido. Depois misture as frutas secas e cristalizadas maceradas no vinho.

Amasse em forma de bolas. Polvilhe a massa com um pouco de farinha, tape e envolva em um pano bastante grosso. Deixe a massa crescer por cerca de 5 horas. Depois desse período elas devem dobrar de tamanho e volte a amassá-las em bola, uma ou várias. Ponha na forma untada, faça um furo no meio e coloque o brinde protegido por um papel vegetal  dentro da massa e em outro ponto coloque a fava.

Deixe descansar por 1 hora. Depois pincele o bolo com gema de ovo e enfeite com frutas cristalizadas inteiras, torrões de açúcar, pinhões, nozes, etc. Leve assar em forno bem quente. Para impedir que o furo do meio feche, pode colocar uma tigela no buraco. Depois de pronto pincele o bolo com um pouco de geléia diluída em água quente.

Ano que vem esperamos saber quem pegou o brinde e quem pegou a fava do seu Bolo Rei. Para quem pegou a fava passe o endereço do nosso blog para que ele possa repetir o sucesso da sua receita!

Desejamos Boas Festas e sucesso na receita!

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário